Receitas

Dicas de 3 Receitas de Como Fazer Pasta de Dente Natural e seus benefícios!

 

Infelizmente nem todos os produtos de higiene, beleza e saúde cumprem com o papel de nos proteger e trazer mais qualidade de vida. Os produtos industrializados contem substâncias químicas prejudiciais e perigosas, que normalmente ficam ocultas em suas formulações.

Pior ainda, nas formulações vêm nomes que muitas vezes nem nunca ouvimos falar e não fazemos ideia do que seja e muito menos quais são os seus benefícios.

Um dos maiores problemas nas pastas de dente é o flúor ou fluoreto (em princípio, importante para combate a cárie, mas em excesso, um grande inimigo).  O problema ficou ainda mais grave com a adição de flúor em outros produtos tais como: cereais, chás, frango industrializado, peixe, frutos do mar, água e etc.

Estudos ligaram o excesso de flúor a fluorose dentária (má formação do esmalte do dente, caracterizada por manchas brancas e pretas).

Problemas relacionados com a tireoide também foram ligados ao excesso de flúor em pesquisas complementares.

Desde então, muitas pessoas conscientes buscam produtos sem flúor, iniciando pelos cremes dentais, uma vez que são os que mais contem flúor e mais usamos em excesso durante o nosso dia-a-dia. Inclusive nossos filhos iniciam cedo demais.

Foi aí que surgiram as famosas pastas de dente naturais, que além de serem livre de flúor, também contém muitos outros benefícios a saúde dental e do organismo como um todo. Basta você escolher os ingredientes certos e que mais agradam ao seu paladar e as suas necessidades.

Mas antes das dicas das receitinhas, vamos aos benefícios!!!

1- Sem Flúor ou Fluoreto de Sódio:

Já que alguns produtos, alimentos e a água que consumimos já contem flúor, entende-se que a quantidade de consumo já é o suficiente para prevenir o aparecimento de cáries.

 

2- Sem Corantes e Nem Conservantes Artificiais:

Todo mundo sabe que evitar corantes e conservantes artificiais são mais 2 grandes benefícios a saúde e livre de flúor? Você já soma 3 maravilhosos benefícios dando mais qualidade de vida a sua família. Sem esquecer da ausência de açúcar industrializado, que é substituído por extratos, ou óleos conferindo um sabor natural a pasta. Uauuuuu, já temos até agora 4 excelentes benefícios.

 

3- Eco-Friendly:

A pasta dental natural é produzida com até 95% de ingredientes naturais ou orgânicos, se tornando amiga do meio ambiente.

 

Assista ao vídeo abaixo e veja o que o Dr. Lair Ribeiro fala sobre a pasta de dente com flúor!!!

https://youtu.be/hhbMVoPCdfg

 

Vamos para as 3 Receitas de hoje???

1- Pó de juá:

Extraído do juazeiro, e possui propriedades que combatem as cáries, a placa bacteriana, o mau hálito, além de clarear os dentes. É possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais, aquelas que costumam vender ingredientes a granel.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de pó de juá.
  • 2 colheres (sopa) de menta desidratada.
  • 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça.
  • 3 cravos da índia.
  • 1 pitada de canela em pó.
  • 1 xícara de água filtrada.

 

Modo de Preparo: Junte a linhaça, a menta, os cravos e a água ao fogo baixo e cozinhe em uma panela por cinco minutos. Depois, coloque o juá e a canela e misture bem até obter uma mistura de consistência pastosa. A receita deve ser armazenada na geladeira (por ser natural, tem validade de 3 meses, por isso a importância de deixar na geladeira). Se você mora num lugar frio ou está fazendo no inverno, dá até para deixar fora da geladeira, mas se você mora num lugar quente ou está em dias quentes, deixe na geladeira.

2- Argila Branca:

A argila é um daqueles ingredientes multiuso que fazem bem para diversas coisas. Cuidar da pele é uma delas. Se juntá-la com ingredientes refrescantes, como a hortelã, pode ser uma ótima pasta de dente.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de argila branca.
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
  • 1 pitada de sal marinho.
  • 1 colher (chá) de sálvia ou tomilho.
  • 1 copo de água.

 

Modo de preparo: Faça uma infusão fervente com a água e a sálvia ou o tomilho. Depois de filtrar, adicione 2 colheres (sopa) dessa infusão num copo. Coloque 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e uma pitada de sal marinho. Depois, adicione 3 colheres (sopa) de pó de argila branca e mexa até que sua pasta de dente caseira fique uniforme. Por fim, guarde a receita em um recipiente de vidro e armazene na geladeira.

3- Argila Verde:

Ótima regeneradora, e ainda cicatrizante e antisséptica.

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa rasa) de óleo de coco.
  • 2 colheres (sopa) de argila verde.
  • 15 gotas de óleo essencial de hortelã.

 

Modo de preparo: Comece misturando com uma colher a argila no óleo de coco, aos poucos para não empelotar. Quando formar uma textura cremosa, acrescente o óleo essencial e guarde o creme num pote de vidro esterilizado. Como a receita não leva água, sua validade é alta, durando o mesmo tempo da validade do óleo de coco (vide data de validade de seu óleo de coco).

Extremamente Importante:

Toda embalagem deve ser esterilizada, de preferência escura e de vidro. Deve ter data de validade e os produtos escolhidos para fazer a receita devem ser comprados de local confiável para ter mais qualidade para obter melhores resultados.

Aqui em casa já optamos por vários produtos naturais, caseiros e artesanais. Não perca a próxima dica e as próximas receitas.

Com carinho, Encanto da Saboaria.

“Somos todos um só e unidos fazemos a diferença.”

Após testar qualquer uma dessas receitas, comente abaixo o que achou e deixe suas dicas para ajudar ainda mais pessoas.

Quer mais receitas? Comente quais você gostaria de aprender e iremos atrás para te ajudar.