A HISTÓRIA DA SABOARIA
A história relata que os sabonetes surgiram por um acaso. De acordo com uma antiga lenda romana, o sabão tem a sua origem no Monte Sapo, (A palavra portuguesa "sabão" provém do latim sapo) Nesse monte eram realizados sacrifícios de animais em pilhas crematórias. Quando chovia, a água arrastava uma mistura de sebo animal derretido com cinzas, para o barro das margens do Rio Tigre, onde sofreram uma reação surpreendente, a “Saponificação”, essa reação anula toda a ação da soda e a oleosidade da gordura, surgindo aí um produto capaz de desengordurar e gerar espuma. O tão famoso “Sabão”.
As mulheres daquela região ao se debruçarem pra lavar as suas roupas naquele Rio notaram que as bordas do Rio estavam cheias de algo diferente mas que ajudava elas a lavarem as suas roupas. Limpava as mãos e retiravam o barro impregnado nos tecidos. Muito tempo se passou, os sabonetes começaram a serem usados em diversas partes do mundo, com o tempo o Sabonete evoluiu, até ser feito de uma forma mais delicada e ser visto como algo muito especial a base de óleos vegetais, ganhando mais valor e espaço no mercado.
Assim, podemos dizer que o sabão surgiu de forma gradual, ao longo da história da humanidade e sua produção é uma das atividades mais antigas realizadas pelo ser humano.
O sabão não é algo encontrado na natureza, mas produzido através de resíduos encontrados nela. Ele, em algumas fases era oferecido apenas à pessoas muito importantes como Reis e Rainhas e usado apenas em datas muito especiais, se não poucas vezes ao ano.
Relatos contam que há 600 anos surgiu a primeira fábrica de sabonetes na Europa a chamada Savon de Marsseile, instalada no interior da França, uma região portuária batizada pelo nome da cidade, ela levou a marca para os quatro cantos do mundo. Lá eles começaram a aprimorar ainda mais a técnica, adicionando às suas receitas óleos essências e algumas outras propriedades peculiares daquela região.
No outro continente mais precisamente nos EUA eles esperavam o carregamento para receber os sabonetes vindo da Europa, até que individualmente começaram a produzi-lo.
Mas foi só em 1806 que William Colgate abriu a primeira grande fábrica de sabão, nos EUA, chamada Colgate & Company.
Em 1830, a empresa começou a vender barras de sabão de peso uniformizado e em 1872, Colgate introduziu os sabonetes perfumados. No que diz respeito a produção de sabonetes líquidos de detergentes, ela se iniciou pós primeira guerra mundial quando houve falta de gordura para se produzir sabão na Alemanha, por que houve um bloqueio dos países aliados.
Assim, em 1916, dois químicos alemães conseguiram desenvolver o primeiro detergente sintético de uso comercial. O nome detergente vem do latim “detergere” que significa “limpar”.
Já a história dos sabonetes artesanais no brasil existe há mais de 50 anos, como uma atividade informal e com intuito de ajudar as famílias a somar valor à renda e com isso, melhorar a condição de vida das pessoas. Ela foi aparecendo de forma humilde e simples em vários cantos do nosso Brasil. Mas com pouco apoio e sem força, ela teve seu desempenho sem expressão até meados de 2000.
Hoje o Brasil é o maior criador e produtor de sabonetes criativos do mundo!
O que é Saboaria?
A saboaria é fruto de uma reação química entre uma gordura e um álcali. O resultado é uma solução com ação detergente, capaz de limpar as impurezas da pele. Na antiga Espanha, os sabonetes ganharam azeite de oliva em sua composição e seu uso era tão restrito, que praticamente só era conhecido pela nobreza europeia.
A popularização do sabonete veio no final do século XIX, quando William Procter, dono de uma fábrica de velas e seu primo, o químico James Gamble, criaram quase que por acaso o sabão branco, o qual tinha mais espuma, aroma suave e mais ar em sua composição.
A partir daí, a produção em escala industrial deixou o produto muito mais barato e acessível.
Saboaria artesanal
Apesar de ser uma criação tão antiga, muitos sabonetes continuam levando gordura animal em sua composição.
A saboaria artesanal é feita sem a utilização de maquinário industrial e geralmente utiliza óleos vegetais e glicerina. Assim como no processo industrial, os sabonetes artesanais são feitos com uma porção de óleo ou gordura (os ácidos graxos) e uma base de hidróxido de sódio ou potássio. Além é claro, das ervas, essências e aromas que dão propriedades únicas aos sabonetes artesanais.
Na saboaria artesanal, a glicerina é preservada. Esta é um derivado do processo natural de saponificação e tem poder hidratante.
Deixe o seu comentário e acrescente sobre o que você sabe sobre a História da Saboaria no Brasil e no mundo.
Com carinho, Encanto da Saboaria.
“Somos todos um só e unidos fazemos a diferença.”